Planejamento
semanal
Turma: pré 5 – Educação Infantil
Duração: uma semana
Título do Projeto: Um Mundinho para Todos
1º
dia
Construção do Conceito: Ser alto, baixo, magro, gordo, branco, negro,
amarelo, pardo, cabelo crespo, liso, ondulado, olhos azuis, pretos ou verdes ou
castanhos, são várias características que fazem um ser humano diferente do
outro. É essa diversidade corporal que também faz das pessoas únicas e
diferentes. Trabalharemos a ideia de que essas diferenças são uma qualidade.
Levaremos os alunos a compreenderem que todos os seres humanos são diferentes e
requerem respeito.
Trabalhar com a literatura: O cabelo de Lele.
Artes: Após
realizar a leitura da historia com as crianças e conversarmos sobre os
questionamentos de Lelê em relação ao seu cabelo, realizamos a construção
individual da boneca “Lelê". A história possibilitará reflexões referentes
às características físicas, e as origens de cada pessoa. Escrever a frase e
expor no mural da escola: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de
sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas
precisam aprender e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a
amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu
oposto." (Nelson Mandela).
Opção 2: boneca com bexiga
# Fazer o cartaz e
expor na saída.
Tarefa: Fazer um levantamento utilizando pesquisa com os pais, para
saber a descendência de cada aluno da sala.
2º dia
Português: escrever
o nome dos países da descendência de cada aluno.
Matemática: montar
um gráfico referente à descendência de cada aluno.
Português: trabalhar a música do Luiz Cláudio – Aquarela doSenhor
As crianças irão confeccionar em forma de livreto a
música do Luiz Cláudio – Aquarela do
Senhor.
Livro: capa – pintar a aquarela e passar
cola colorida nos lugares das tintas.
3º dia
Construiremos juntamente com os alunos, uma grande
maquete com uso de tnt verde, com a imagem do globo terrestre gigante.
Confeccionaremos crianças de várias etnias ao redor dele. Sugestão: Os
bonequinhos podem ser feitos pela criança com ajuda da família, a professora
que irá designar qual etnia a família vai representar. Para expormos no mural
da escola, e posteriormente entregues as crianças.
Integração com os Pais: Ensaiar com os alunos a música: Crianças Iguais de
Luiz Claudio. Para uma apresentação para os pais na escola.
Português: p.1 – Cor e amor se unem pra dizer que há/ um Deus que tem
muito poder
Coração e com cola colorida passar no meio do coração – utilizar
diversas cores.
Livro: colorir a figura de um mundo.
P.2- Ao criar o mundo belo assim, fez por
mim também fez por você.
mim também fez por você.
4º dia
Mascote da turma: Cada turma será responsável em confeccionar suamascote especial, para que fique exposta na sala, cada turma fará uma
apresentação no pátio da escola para o restante dos alunos, explicando a sua
limitação e os cuidados que elas requerem e respeito
5º dia
Livro: carimbar a mão das crianças para
formar a nuvem e no meio fazer o arco íris.
P.3- Arco-íris multicor é aquarela do
Senhor
Há um poema de amor em cada cor
Arco-íris multicor é aquarela do Senhor
Há um poema de amor em cada cor
P.4- de um lado da folha fazer de
crepom verde do outro para representar o mar guache.
O verde das florestas, o azul do
imenso mar
A rosa amarela revela o seu amor·.
p.5 – papel laminado
dourado e prata representar o sol e a lua e, para a neve bolinha de isopor.
A prata do luar, o ouro do astro rei
A branca neve traz de Cristo a doce paz.
P.6- E mesmo o céu cinzento, também
me faz sorrir
Pois sei que a chuva boa, logo logo vai cair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário