terça-feira, 13 de outubro de 2015

Um Mundinho para Todos

Planejamento semanal
Turma: pré 5 – Educação Infantil
Duração: uma semana
Título do Projeto: Um Mundinho para Todos

1º dia

Construção do Conceito: Ser alto, baixo, magro, gordo, branco, negro, amarelo, pardo, cabelo crespo, liso, ondulado, olhos azuis, pretos ou verdes ou castanhos, são várias características que fazem um ser humano diferente do outro. É essa diversidade corporal que também faz das pessoas únicas e diferentes. Trabalharemos a ideia de que essas diferenças são uma qualidade. Levaremos os alunos a compreenderem que todos os seres humanos são diferentes e requerem respeito.
Trabalhar com a literatura: O cabelo de Lele. 

Artes: Após realizar a leitura da historia com as crianças e conversarmos sobre os questionamentos de Lelê em relação ao seu cabelo, realizamos a construção individual da boneca “Lelê". A história possibilitará reflexões referentes às características físicas, e as origens de cada pessoa. Escrever a frase e expor no mural da escola: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto." (Nelson Mandela).


# Fazer o cartaz e expor na saída.
Tarefa: Fazer um levantamento utilizando pesquisa com os pais, para saber a descendência de cada aluno da sala.
2º dia
Português: escrever o nome dos países da descendência de cada aluno.
Matemática: montar um gráfico referente à descendência de cada aluno.

Português: trabalhar a música do Luiz Cláudio – Aquarela doSenhor

As crianças irão confeccionar em forma de livreto a música do Luiz Cláudio – Aquarela do Senhor.
Livro: capa – pintar a aquarela e passar cola colorida nos lugares das tintas.
3º dia


Construiremos juntamente com os alunos, uma grande maquete com uso de tnt verde, com a imagem do globo terrestre gigante. Confeccionaremos crianças de várias etnias ao redor dele. Sugestão: Os bonequinhos podem ser feitos pela criança com ajuda da família, a professora que irá designar qual etnia a família vai representar. Para expormos no mural da escola, e posteriormente entregues as crianças.

Integração com os Pais: Ensaiar com os alunos a música: Crianças Iguais de Luiz Claudio. Para uma apresentação para os pais na escola.  

Português: p.1Cor e amor se unem pra dizer que há/ um Deus que tem muito poder

Coração e com cola colorida passar no meio do coração – utilizar diversas cores.
Livro: colorir a figura de um mundo.
P.2- Ao criar o mundo belo assim, fez por
mim também fez por você.
   
4º dia

Mascote da turma: Cada turma será responsável em confeccionar suamascote especial, para que fique exposta na sala, cada turma fará uma apresentação no pátio da escola para o restante dos alunos, explicando a sua limitação e os cuidados que elas requerem e respeito 

5º dia
Livro: carimbar a mão das crianças para formar a nuvem e no meio fazer o arco íris.
P.3- Arco-íris multicor é aquarela do Senhor
Há um poema de amor em cada cor
Arco-íris multicor é aquarela do Senhor
Há um poema de amor em cada cor

P.4- de um lado da folha fazer de crepom verde do outro para representar o mar guache.
 O verde das florestas, o azul do imenso mar
A rosa amarela revela o seu amor·.

p.5 – papel laminado dourado e prata representar o sol e a lua e, para a neve bolinha de isopor.
A prata do luar, o ouro do astro rei
A branca neve traz de Cristo a doce paz.

P.6- E mesmo o céu cinzento, também
me faz sorrir
Pois sei que a chuva boa, logo logo vai cair.



Nenhum comentário:

Postar um comentário